27 April 2007
ROMA: Cidade de desportistas...
26 April 2007
Pim Guilherme
A prima teresinha
Há muito que vos queria escrever.. que bom ter aparecido este blog!
assim tudo está facilitado!
Este não vai ser um post muito rico, vai ser o que for.
Já lá vão uns 2 meses desde que partiram para essa loucura e eu continuo cheia de saudades
desde então o que aconteceu na vida desta prima?
Acabei o Curso (com isto de Bolonha foi muito mais rápido) e decidi começar o Mestrado.
Em Gestão. Na mesma faculdade. No fundo, tudo a mesma coisa.
Estava a sentir-me inutil e com muito tempo livre.
Candidatei-me a um part-time na Milupa (a das papas dos bebes e coisas afins).
Entrei.
Cá estou, 2 dias por semana a fazer 1 trabalho um tanto ou quanto secante. Mas que ocupa.
A cabeça, uma linha no Curriculum, uns euros na carteira e um cansaço adicional no fim da semana.
Não estou propriamente a amar o que faço, porque faço coisas chatas mas é flexivel, o ambiente é bom, as pessoas são simpaticas e posso vir de calças de ganga!
trabalhar e estudar ao mesmo tempo é cansativo mas está a correr bem. tenho tido boas notas nos trabalhitos da faculdade, decidi que me ia aplicar mais do que aquilo que fiz no curso. e isso é bom. também é influencia do Nuno, que é todo disciplinado e trabalhador. e isso é bom.
Falando nele, estamos muito bem. Felizes e contentes.
Candidatou-se ao doutoramento em Economia em Florença e Barcelona e entrou. Agora é decidir para onde quer ir. E vai. São dois anos de aulas, e dois anos de investigação. Há malucos para tudo. Eu vou ficando por cá.
Eu, acabo o Mestrado no ano que vem, Junho 2008.
Deixei de ser animadora do Cupav, já não tinha tempo nem fazia mais sentido. Faz-me falta mas agora tenho mais tempo para me dedicar a mim, que também é preciso. Entrei numa CVX Universitária. Está a ser optimo, grande aprendizagem, grande crescimento.
Aconteceu o grande RocknCamtil, por causa do projecto de S.Tomé. Foi optimo. passaram por lá mais ou menos 800 pessoas e conseguiu-se juntar a grande parte do dinheiro preciso para o projecto. Como já vos contaram, dancei um hip hop com mais umas miudas, que gostei muito. Quando tiver o video mando-vos para verem. Mas grandes vozes passaram naquele palco. A Familia Archer em peso, Zinha, Zézé, Xinha, Tomás... e já chega...:) A Matilde também cantou e encantou. Foi mesmo giro.
aqui fala-se muito em casamentos, vários. e está tudo super ansioso! aí vocês também estarão cá para ver! que bom!
ah! ontem houve 1 festa no noviciado da Companhia de Jesus, para os amigos dos noviços. Foi muito giro. Lá estava o seu amigo Pedro Luz feliz da vida. Pareceu-me muitissimo bem. Abençoado.
e por agora, parece-me que já chega...
não percam as cenas do próximo episódio..
Beijinhos imensos
Teresinha
25 April 2007
O que contar daqui e de nós?
A Tanta e o Lourenço fizeram anos e houve festa na Rua das Praças.
Eu levei a sogra, o sogro, as cunhadas e cunhados, os sobrinhos, etc..
A Mi levou os bolos e os doces - hummm estavam tão bons - a avó preparou a casa, o jardim, os lombos de porco.
Os outros levaram boa disposição, presentes de anos e seguraram nas 26 velas para cantar parabéns ao Lourenço.
As 6 velas da Tanta estavam no bolo, um arranjo feito por ela. Que grande artista que aqui tenho!
O Sócrates é engenheiro, não é engenheiro. Frequentou Engenharia e Direito, mas nunca foi ás aulas. Fez um exame de inglês em casa e enviou-o para a faculdade com um cartão do governo a mandar cumprimentos. Enfim…. Desenrascou-se como bom português …. Tem um diploma… aliás dois… e continua primeiro ministro… e nós a falar do assunto.
O Sporting ganhou ao Beira Mar com golos do pequeno grande João Moutinho e vamos á Final da Taça de Portugal jogar contra o Belenenses. A família Rebelo prepara-se …
O Estevão fala pouco, é mais reservado, mas parece que também já tem casa. É para os lados da Arquitraço. A Rita também tem anel de noivado… e uma tatuagem que fala chinês. O noivo também tem uma, comemoram um amor para toda a vida!
O túnel do Marquês vai abrir hoje… depois contamos como foi.
O Miguel fez 30 anos e houve festa em Chapeleirinho, com amigos e muitos crianças. A Constança pintou-lhe um vaso para ele plantar uma árvore com a Assunção para a Benedita… não sabiam? Vão ter mais uma princesa, uma Benedita… em Outubro. O dia estava lindo, sol radioso, uma feijoada deliciosa e uma taça com morangos de perder a cabeça.O meu Pim estava num torneio de taekwondo... e não foi
O Alberto João Jardim diz que o diploma do Sócrates é um castigo divino pelo mal que fez aos portugueses e à Madeira… O Cristiano Ronaldo apoia-o é o melhor jogador de Inglaterra…
A avó Xanxa tem muitas saudades das netas delas… quer novidades e estranha quando não as há… O pai tio Nuno imprime-lhe o blogs, a mana Teresa arranjou um dossier e pôs tudo por ordem… e ela lê e relê… e claro conta tudo á Tia Izabeja.
Foi há dois anos que Bento XVI foi eleito e nove que o meu Pim foi baptizado!
Foi descoberto um planeta a 20 anos luz que se supõe ter vida…
O Eusébio foi operado…
O Duarte vai a São Tomé com o Camtil… anda a angariar fundos… Mas desta vez, não houve fados… Quinta do Torneio… que belas recordações….. houve Rock, não no Rio, mas no Camtil… O meu mosquitinho lá foi … Ficou na primeira fila, pulou, gritou, cantou… A Constança também foi e ficou acordada até depois da meia noite. A Teresinha Pape dançou em palco como ninguém… que maravilha!!!! O Rodrigo não estava, de certo que teria gostado de ver a Matilde a cantar… Ah é verdade comprámos T shirts pintadas com desenhos feitos pelo Duarte…
E o meu Guilherme deixou de fumar… já lá vai mais de um mês!!!!!
Maria
11 April 2007
Por Terras das Arábias - Egipto
A nossa missão no Egipto, era simples. Atravessar o Deserto, até ao Mosteiro de Santa Catarina, no supé do Monte Sinai, bem no meio do Deserto, a pouco mais de 3 horas da cidade mais próxima... Passar ali a noite e subir o Monte Sinai.
Neste sentido, a nossa demanda em busca de tão longínquas terras, foi ardua!
3 horas e meia atravessando o deserto, obrigados a parar de 20 km em 20 km, em check points e barricas do exército egípcio ou das Nações Unidas, assegurando o controlo das fronteiras mais a norte com Israel e evitando a passagem de bombistas suicidas prontos para se auto destruiram numa mercearia qualquer.
Passadas as largas horas de viagem, eis que chegamos ao nosso destino... O Mosteiro de Santa Catarina, onde Moisés terá visto a Sarça Ardente.
Um Mosteiro erguido em nome de Santa Catarina, onde mais tarde se acrescentaram as muralhas da cidadela, construidas pelos Cruzados Templários, numa tentativa de a defender a ela e aos peregrinos de outros tempos, dos ataques Muçulmanos.
Numa zona em que não existe água num raio de milhares de km... é ali, unicamente ali que existe uma fonte inesgotável... Um lugar Santo!
E é aqui... É aqui que se começa uma subida... interminavel... até ao cume do Monte Sinai.
3 horas para subir... 2 horas e meia para descer!!
E que grande experiência... Caminhando por entre caravanas de camelos, como em tempos já lá idos. Até atingir o topo, onde está erigida uma capela... onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei.
E é assim... depois desta mega aventura... lá saímos nós de avião, em direcção ao Cairo... novamente apanhando outro para Amesterdão e em seguida para a nossa tão amada... Ahhhhhh Lisboa!!!!
Aqui fica... uma viagem que aconselho vivamente, principalmente para quem gosta da aventura.
Carmo, espero que gostes de mais uma reportagem... e assim que tiver novidades de mais uma viagem, colocá-la-ei aqui!!
Beijinhos
09 April 2007
Por Terras das Arábias - Jordânia
A Jordânia é o país do Médio Oriente mais tolerante e o mais diferente de todos, onde Mesquitas co-habitam pacificamente com Igrejas Oxtodoxas e Católica, muito embora se registem unicamente 4% de Cristãos.
Deixando Amman para trás e viajando para sul, segundo a grande Rosa dos Ventos, encontramos o Monte Nébo e com ele o primeiro local Biblico, onde Moisés vislumbrou a Terra Santa, banhado pelo Mar Morto, abraçando a Cidade de Jericó e a Fronteira com Israel logo ali ao virar da esquina. Tão próximo, que até me borro. Demasiado perto da guerra!!!!
Perguntam voces e muito bem, "então e a vista do Monte"?? Bom, isso carece de comentários!! Alguém por bem, decidiu que fotografias... deveriam ter pessoas infiltradas nas suas fileiras e como eu não vou muito à bola com essas cenas...!!!
Continuando pela "Terra dos Mouros", a Jordânia, de uma ponta à outra, qual Lisboa - Porto, faz-se em pouco mais de 400 Km: Coisa pouca. No entanto, atravessar a Jordânia só de duas formas: Pela "estrada do Deserto" (o nome diz tudo); ou pela a "Via do Rei".
Concentranto-nos na segunda via, somos transportados para épocas longínquas. Conseguimos olhar os grandes castelos medievais, onde passaram cruzados, caminhando para a Terra Santa em Lutas impiedosas com os muçulmanos e o seu lider Saladino (em Árabe: Salahadine).
Eis o grande Castelo de Kerak (ver filme: "Reino dos Céus")
Depois de uma grande viagem, eis que caminhamos cada vez mais para o sul e chegamos então à cidade perdida de PETRA e ao desfiladeiro do Ciq que a acompanha. A cidade erguida pelo Povo Nabateu, esculpida na Rocha.
Povo de grandes riquezas, mestres em trocas comerciais, foram durante largos anos senhores de toda uma região... Mas, a sua importância esmoreceu, como todas as grandes civilizações, e a sua anexação ao grande Império Romano tornou-se uma realidade.
Petra, uma das 7 maravilhas do mundo e sem dúvida, incomparavel.
Simplesmente BRUTAL!!
Depois desta aventura, qual banda desenhada do Tintim, entramos no profundo deserto de Wadi Rum onde apenas sobrevivem camelos, dromedários e os grandes guerreiros Beduínos.
Embora se possa comparar a terras ermas, é provido de uma beleza extasiante.
No entanto, a viagem não termina aqui, a passagem pela Jordânia encerrou com a chegada ao Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho. Aí apanhámos um barco que nos esperava!!... Atravessando assim para o Egipto...!!