11 April 2007

Por Terras das Arábias - Egipto

Carmo... Depois da Jordânia, assim entrei no Egipto... bem pela porta dos fundos!!
Tudo começa... na fronteira!! Jordânia - Egipto!!
Onde acabará a fronteira... Eis a questão? Até hoje, continuo sem entender, tendo sido o visto carimbado em pleno Mar Vermelho, quando o barco baloiçava ao som de um filme Jordano cómico intragável que passava nas tv´s... O meu primeiro pensamento... vou-lhes partir as televisõesinhas todas!!

O Porto de Nuweiba, no Egipto... Ahhhh!! O Porto. Que visão... aí sim... percebi... Estou em África!! Tudo é confuso, tudo é obscuro.
O meu Pai?? Bem... esse ficou, qual pedra estática, ao primeiro vislumbre de uma, por eles chamada, casa de banho. Água preta caía como cascata pelos levatórios, as sanitas escavas no chão, entupidas até onde podem, transbordavam e apuderavam-se de quem lhes tentasse invadir o espaço.
Segundo o meu pai, dois Americanos que por ali passavam, apenas disseram a seguinte expressão... Amaaazing!!


A nossa missão no Egipto, era simples. Atravessar o Deserto, até ao Mosteiro de Santa Catarina, no supé do Monte Sinai, bem no meio do Deserto, a pouco mais de 3 horas da cidade mais próxima... Passar ali a noite e subir o Monte Sinai.
Neste sentido, a nossa demanda em busca de tão longínquas terras, foi ardua!
3 horas e meia atravessando o deserto, obrigados a parar de 20 km em 20 km, em check points e barricas do exército egípcio ou das Nações Unidas, assegurando o controlo das fronteiras mais a norte com Israel e evitando a passagem de bombistas suicidas prontos para se auto destruiram numa mercearia qualquer.

Pois, eu sei... Mas são expressamente proibidas as fotografias nos check points.

Passadas as largas horas de viagem, eis que chegamos ao nosso destino... O Mosteiro de Santa Catarina, onde Moisés terá visto a Sarça Ardente.
Um Mosteiro erguido em nome de Santa Catarina, onde mais tarde se acrescentaram as muralhas da cidadela, construidas pelos Cruzados Templários, numa tentativa de a defender a ela e aos peregrinos de outros tempos, dos ataques Muçulmanos.
Numa zona em que não existe água num raio de milhares de km... é ali, unicamente ali que existe uma fonte inesgotável... Um lugar Santo!

E é aqui... É aqui que se começa uma subida... interminavel... até ao cume do Monte Sinai.
3 horas para subir... 2 horas e meia para descer!!
E que grande experiência... Caminhando por entre caravanas de camelos, como em tempos já lá idos. Até atingir o topo, onde está erigida uma capela... onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei.






E é assim... depois desta mega aventura... lá saímos nós de avião, em direcção ao Cairo... novamente apanhando outro para Amesterdão e em seguida para a nossa tão amada... Ahhhhhh Lisboa!!!!
Aqui fica... uma viagem que aconselho vivamente, principalmente para quem gosta da aventura.

Carmo, espero que gostes de mais uma reportagem... e assim que tiver novidades de mais uma viagem, colocá-la-ei aqui!!
Beijinhos

3 comments:

teresinha said...

carminho!

como faço para por posts aqui para si?

Carminho said...

Querido Diogo.

Nao imaginas vomo 'e bom receber estes posts com tantas viagens, aventuras, fotos e tu...
Essa deve ter sido fantastica, nao s'o pelos sitios tao diferentes onde foste, mas tambem por ter sido em familia.
As viagens em familia t>em sempre um "q" de muito bom.

E muito dificil descrever lugares que nao t>em referencias da nossa cultura mas tu andas ispirado. Sabes bem que ..QUERO MAIIISSS...
E verdade.. vais mesmo ter de te por a frente do comput. Com as viagens todas que ja estao no teu programa tas tramado!!

Muitoss bjinhossss e obrigada

Ja tenho saudadessss!!

Cortes said...

Meu querido Dioguito... que inveja!!!!!!!! Que sonho! Por momentos senti que também eu andei por aqueles sítios todos. Embora seja tudo diferente daquilo a que estamos habituados a viver aqui, tu consegues sempre encontrar qualquer coisa que tenha a ver contigo e com esse espírito enorme que tens!
És lindo e sabes disso.

Ao menos valeu a pena não fazer o baptizado da tua afilhada no dia 25 de Março. Espero que daqui a uns anos comeces a levar a tua afilhada para estas viagens fantásticas!... Pelo menos leva-a umas vezes ao cinema :)

Muitos muitos beijinhos
Gosto muito de ti