09 April 2007

Por Terras das Arábias - Jordânia

Salamalecum Carmo!!
Voltei de viagem, no dia 1 de Março do Ano do Senhor de 2007, Domingo.

Desta minha viagem à Jordânia e Egipto fica uma inacreditavel cultura, o outro lado de uma religião que apontam como extremista, mas que vi como tolerante. Países de múltiplas civilizações... deslumbrantes: Países de Terras Santas.

A minha viagem começou em Amman, capital da Jordânia, casa de pouco mais de 2 milhões de habitantes, dispersa em colinas, salpicada pelos grandes anfiteatros romanos e a sua cidadela original, de épocas imemoráveis e anfitriã de inúmeras civilizações, século após século.
A sua pobreza e riqueza, confunde-se, por entre prédios inacabados e stands automóveis topo de gama.
Uma cidade atolada em transito e impregnada de odores poluentes e cheiros que não se perdem na memória: Sem dúvida, a cidade mais poluída por onde passei!!

A Jordânia é o país do Médio Oriente mais tolerante e o mais diferente de todos, onde Mesquitas co-habitam pacificamente com Igrejas Oxtodoxas e Católica, muito embora se registem unicamente 4% de Cristãos.

Deixando Amman para trás e viajando para sul, segundo a grande Rosa dos Ventos, encontramos o Monte Nébo e com ele o primeiro local Biblico, onde Moisés vislumbrou a Terra Santa, banhado pelo Mar Morto, abraçando a Cidade de Jericó e a Fronteira com Israel logo ali ao virar da esquina. Tão próximo, que até me borro. Demasiado perto da guerra!!!!

Perguntam voces e muito bem, "então e a vista do Monte"?? Bom, isso carece de comentários!! Alguém por bem, decidiu que fotografias... deveriam ter pessoas infiltradas nas suas fileiras e como eu não vou muito à bola com essas cenas...!!!

Continuando pela "Terra dos Mouros", a Jordânia, de uma ponta à outra, qual Lisboa - Porto, faz-se em pouco mais de 400 Km: Coisa pouca. No entanto, atravessar a Jordânia só de duas formas: Pela "estrada do Deserto" (o nome diz tudo); ou pela a "Via do Rei".
Concentranto-nos na segunda via, somos transportados para épocas longínquas. Conseguimos olhar os grandes castelos medievais, onde passaram cruzados, caminhando para a Terra Santa em Lutas impiedosas com os muçulmanos e o seu lider Saladino (em Árabe: Salahadine).

Eis o grande Castelo de Kerak (ver filme: "Reino dos Céus")


Depois de uma grande viagem, eis que caminhamos cada vez mais para o sul e chegamos então à cidade perdida de PETRA e ao desfiladeiro do Ciq que a acompanha. A cidade erguida pelo Povo Nabateu, esculpida na Rocha.
Povo de grandes riquezas, mestres em trocas comerciais, foram durante largos anos senhores de toda uma região... Mas, a sua importância esmoreceu, como todas as grandes civilizações, e a sua anexação ao grande Império Romano tornou-se uma realidade.
Petra, uma das 7 maravilhas do mundo e sem dúvida, incomparavel.
Simplesmente BRUTAL!!


Depois desta aventura, qual banda desenhada do Tintim, entramos no profundo deserto de Wadi Rum onde apenas sobrevivem camelos, dromedários e os grandes guerreiros Beduínos.
Embora se possa comparar a terras ermas, é provido de uma beleza extasiante.



No entanto, a viagem não termina aqui, a passagem pela Jordânia encerrou com a chegada ao Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho. Aí apanhámos um barco que nos esperava!!... Atravessando assim para o Egipto...!!


3 comments:

Carminho said...

Meu querido Diogo!!!

Mas que espetaculooo. QUande me disseste que querias deixar novidades nunca pensei que fosse esta magnifica reportagem... As fotos sao mesmo impressionantes e o reporter esta de parabens!! Nao imaginas como é bom saber o que se vai passando com voces, meus amigos.
A tua irma? como esta?
Muitos beijinhoss e muito OBRIGADAA

Carminho said...

QUERO MAISSS!!!!!

MRA said...

Não sabemos o que dizer perante tanta beleza descrita nestes blogs... logo que haja algo para ser contado, cá estarei para relatar...
bj